Visando beneficiar a comunidade surda, Vereador Kalunga propõe criação de central de intérpretes de Libras
Sempre atento as reais necessidades da comunidade são-roquense, o Vereador do Povo Mestre Kalunga protocolou um Requerimento na Câmara Municipal propondo ao Poder Executivo a criação de uma central de intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais).
Recentemente Kalunga se reuniu com o Presidente da ADAS (Associação de Deficientes Auditivos), Danilo da Silva Santos, que relatou ao parlamentar quais são as dificuldades enfrentadas e pediu a sua intercessão junto a Administração Municipal.
Kalunga explica que luta pela causa e é um grande incentivador da criação de políticas públicas que visam beneficiar a comunidade surda. “Essa central de intérpretes é um projeto essencial, pois hoje o surdo não consegue simplesmente ir ao banco resolver algo, também nos hospitais passam por dificuldades na hora do atendimento, entre outros casos. Inclusive, como a pessoa surda liga para a ambulância ou resgate”, explica.
Outra questão que foi debatida é quanto a possibilidade das escolas municipais terem o ensino bilíngue, ou seja, aprenderem Libras. “ Solicitei ao Poder Executivo para que verifique a possibilidade de atender o pedido da comunidade surda”, finaliza.