Procuradoria da Mulher divulga atuação durante o primeiro semestre de 2024

Desde o início de sua atuação em 2021, a Procuradoria Especial da Mulher (PEM) busca conscientizar a sociedade e acolher mulheres em situação de violência.

No primeiro semestre de 2024, os trabalhos da PEM se intensificaram através da realização de nove palestras que foram assistidas por cerca de 540 pessoas no total e focaram vários temas, entre os quais, “Violência contra a mulher, assédio e discriminação no ambiente de trabalho”, “Empoderamento Feminino” e “Relações Saudáveis no Ambiente de Trabalho”. Segundo levantamento, somente de janeiro a junho, ocorreram mais de 30 atendimentos presenciais e via contato telefônico, evidenciando assim a importância da PEM para a sociedade são-roquense. No âmbito Legislativo, a PEM emitiu três Pareceres a Projetos de Lei que tramitavam na Casa relativos aos Direitos das mulheres.

A Presidente da PEM, Vereadora Dra. Cláudia Pedroso, informou que além dos eventos presenciais, ocorreram também campanhas de conscientização e prevenção, inserções de informações no Instagram @pemsaoroque e em vários veículos de comunicação. “A Procuradoria da Mulher atua como um órgão de defesa dos direitos das mulheres, promovendo políticas e legislação que garantem a igualdade de gênero em todas as esferas da sociedade local, inclusive porque desempenha um papel fundamental no combate a violência contra a mulher, oferecendo apoio jurídico, psicológico e social às vítimas”, diz.

PEM:

A Procuradoria Especial da Mulher (PEM) tem como propósito receber, examinar e encaminhar as denúncias de violência e discriminação contra a mulher, cooperando com os órgãos públicos, e principalmente, acolher, apoiar e orientar mulheres em situação de vulnerabilidade. A PEM é um órgão independente da Câmara Municipal da Estância Turística de São Roque, mas que recebe apoio administrativo. É uma instituição vital para o fortalecimento da igualdade de gênero e desempenha um papel crucial na promoção dos direitos das mulheres, na luta e no controle à discriminação e violência contra as mulheres e na construção de um município mais justo e igualitário para todas as pessoas.

A PEM é formada pela Vereadora Dra. Cláudia Pedroso (Presidente), Scarlat Janaína Barbosa Varanda (Vice-Presidente), Letícia Carvalho de Lima (Secretária) e pelas colaboradoras Adriana Higachi, Amanda Maria Cóllo Daniek, Michele Aparecida de Barros e Virgínia Cocchi Winter.

A PEM fica no prédio do Legislativo, situado na Rua São Paulo, 355- Jardim Renê- São Roque /SP e o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, ou pelo telefone (11) 4784-8444.