Câmara aprova comissão para estudar adaptação da cidade contra mudanças climáticas

Em Sessão realizada na última terça-feira, dia 11 de junho, a Câmara Municipal de São Roque aprovou por unanimidade a criação de uma Comissão de Assuntos Relevantes (CAR) dedicada a medidas de adaptações climáticas no município. A proposta foi apresentada pelo Vereador Paulo Juventude (REDE), que destacou a urgência de abordar os impactos das mudanças climáticas de forma efetiva e estruturada.

A CAR tem como objetivo estudar e levantar propostas para enfrentar os desafios climáticos que afetam São Roque, em consonância com o que vem sendo discutido em nível nacional, especialmente após eventos climáticos severos registrados recentemente no Rio Grande do Sul. “A criação desta comissão visa analisar com profundidade os problemas e propor soluções concretas. Nossa cidade enfrenta enchentes, vendavais e outros eventos, como o calor extremo, que têm causado sérios transtornos à população, especialmente aos mais vulneráveis”, afirmou o Vereador Paulo Juventude.

O Vereador ressaltou que São Roque, assim como muitas outras cidades brasileiras, sofre os efeitos das mudanças climáticas e do aquecimento global. “Estamos vivenciando um momento de ebulição global, e quem mais sofre são aqueles que vivem em áreas vulneráveis, como terrenos com maior declive e locais propensos a enchentes. Precisamos preparar nossa cidade para enfrentar esses desafios climáticos com urgência”, destacou.

O Parlamentar também mencionou a recente aprovação, pela Câmara dos Deputados, de um projeto que dá diretrizes para que todos os municípios brasileiros desenvolvam um plano municipal de mitigação às mudanças climáticas. A nova CAR, portanto, já antecipa um trabalho necessário para que São Roque se adapte a essa exigência e proteja sua população dos efeitos adversos do clima extremo.

A comissão também terá a responsabilidade de elaborar um relatório destinado ao Governo Federal, destacando as cidades com maior risco em relação às mudanças climáticas. “São Roque está entre as 1942 cidades que necessitam de atenção especial para este tema. Cada dia perdido sem ação aumenta o risco de enchentes, vendavais e outros eventos climáticos que podem prejudicar ainda mais nossa população”, concluiu Paulo Juventude.

A criação da CAR marca um passo importante para a cidade de São Roque, sinalizando um compromisso sério com a sustentabilidade e a proteção dos seus cidadãos frente aos desafios impostos pelas mudanças climáticas.