Vereador Toco recebe título de cidadão são-roquense
O Vereador Israel Francisco de Oliveira, conhecido como Toco, recebeu o título de cidadão são-roquense. A homenagem, proposta pelo Vereador Guilherme Nunes, foi entregue durante Sessão da Câmara Municipal, realizada na noite da última terça-feira, dia 29 de outubro.
O Vereador Guilherme Nunes falou sobre o prazer de conceder a placa ao seu amigo, Vereador Toco. “O Toco é uma pessoa que fez parte da vida do cidadão são-roquense e da minha vida.
Me lembro com carinho de quando eu trabalhei na Câmara Municipal como advogado em 2014 e tive ele como um dos meus chefes Vereadores. Eu só com 23 anos de idade e, mesmo com as dificuldades da pouca experiência, o Toco sempre me tratou com muito respeito e paciência. Sou muito grato”, relembra.
Emocionado, ao usar a tribuna, Toco agradeceu a sua família, aos amigos, aos Vereadores, em especial ao Guilherme Nunes, e também ao Prefeito Guto Issa, a primeira-dama Josi Mattos e aos funcionários do Legislativo pelo carinho. “Estou encerrando o meu mandato como Vereador e recebo este título com muito orgulho. Hoje, posso afirmar com alegria que sou um cidadão são-roquense”, disse.
História de vida do Vereador Toco:
Sua família mudou-se para São Roque na década de 1960. Em 1969, por questões de apoio familiar, sua mãe decidiu dar à luz em Sengés, no Paraná, mas, um mês depois, retornaram para o bairro do Guaçu, em São Roque, onde Toco cresceu, formou sua família e reside até hoje. Desde criança, Toco demonstrava dedicação ao trabalho. Começou sua jornada profissional aos 10 anos e manteve-se no primeiro emprego por 20 anos, até decidir mudar de área e iniciar sua carreira no comércio.
Toco sempre foi uma figura popular em São Roque, atraindo a atenção de políticos desde a década de 1980. Para ele, a política representava uma oportunidade de melhorar a qualidade de vida da população, especialmente por ter vivenciado de perto as dificuldades do bairro do Guaçu, marcado por problemas recorrentes, como as enchentes que devastavam as moradias da região. Toco, inclusive, passou por essas dificuldades pessoalmente.
Em 2003, candidatou-se a vereador e foi o mais votado do município, assumindo seu primeiro mandato de 2005 a 2008. Nos dois primeiros anos, atuou como líder do Governo, e em 2007 e 2008 foi Presidente da Câmara. Durante sua presidência, desempenhou um papel fundamental na condução dos trabalhos legislativos e deu início à tão esperada construção do novo prédio da Câmara. Sua popularidade e atuação eficaz garantiram sua reeleição nos pleitos de 2009-2012, 2013-2016, 2017-2020 e 2021-2024. A contribuição de Toco para o progresso de São Roque é notável, principalemente nos bairros do Guaçu e Saboó, que viram melhorias significativas na qualidade de vida dos moradores. Entre suas realizações estão a construção da ponte do Guaçu, que resolveu os problemas de enchentes, além de diversas pavimentações, melhorias na iluminação pública, reformas em escolas e o fortalecimento do turismo local.
Em 2020, foi eleito novamente Presidente da Câmara e implementou sessões virtuais devido à pandemia de COVID-19. Sob sua gestão econômica e eficiente, devolveu aos cofres públicos da prefeitura um total de R$ 3.617.147,33, fruto de uma gestão séria, enxuta e eficiente.