Sancionada Lei do Vereador Niltinho Bastos que institui o Dia Municipal de Conscientização e Orientação sobre o Lúpus

Foi sancionada, no último dia 11 de junho, a Lei Municipal nº 5.840/2024, de autoria do Vereador Niltinho Bastos, que institui o Dia Municipal de Conscientização e Orientação sobre o Lúpus no Calendário Oficial da cidade de São Roque.

De acordo com Niltinho Bastos, o Dia Municipal de Conscientização e Orientação sobre o Lúpus será realizado, anualmente, em 10 de maio. “Essa é uma importante iniciativa voltada para a disseminação de informações e orientações sobre essa doença autoimune ainda pouco compreendida. Estou satisfeito com a sanção da Lei, pois a data será uma oportunidade para promover palestras, campanhas de conscientização, distribuição de materiais informativos e outras atividades que visem esclarecer a população sobre o Lúpus e suas implicações”, informa.

Lúpus:

O nome científico da doença é Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), que é uma doença inflamatória crônica e autoimune, que afeta a pele, rins, células sanguíneas, cérebro, coração e pulmões. Os sintomas variam, mas podem incluir fadiga, dores nas articulações, manchas na pele e febre.

Segundo a sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), estima-se que a doença afete cerca de 65 mil brasileiros, entre 20 e 45 anos, sendo a maioria mulheres. O estudo ainda indica que entre as mais de 80 doenças autoimunes conhecidas, atualmente, o Lúpus é uma das mais graves.